Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

06 outubro 2012

Mais de 20 mil candidatos disputam os votos dos 4,2 milhões de eleitores em GO







Neste domingo (7/10), 20.528 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nos 246 municípios goianos disputam os votos dos 4, 2 milhões de eleitores de Goiás. São 682 candidatos a prefeito, 704 a vice-prefeito e outros 19.142 candidatos que disputam vagas nas câmaras municipais. Em 2008, foram 15.747 candidatos às eleições municipais.

Em Goiânia, 850.777 eleitores estão regulares junto à Justiça Eleitoral para, pela primeira vez, votarem com identificação biométrica. Além de Goiânia, outras três cidades, Hidrolândia, Corumbá de Goiás e Cocalzinho, terão eleição biométrica.

Goiânia é uma das primeiras capitais brasileiras onde a eleição terá identificação biométrica do eleitor. A biometria foi novidade nas eleições de 2010, mas agora, em 2012, é a primeira vez em que eleitores das capitais terão a oportunidade de votarem por meio da identificação biométrica da digital. O eleitor que irá votar por meio da identificação biométrica deverá levar, em média, 1 minuto e 10 segundos para votar.

Além dos mais de 600 servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e 130 juízes eleitorais, 54 mil mesários farão o trabalho da Justiça Eleitoral no Estado, desde a votação até o final da totalização dos votos. Nas eleições de 2010 o TRE-GO foi o quarto no país a totalizar os votos.

Nas eleições municipais deste ano, a totalização dos votos será feita na sede da Asmego (Associação dos Magistrados do Estado de Goiás), no Jardim Goiás. Cerca de 400 profissionais, dentre servidores do TRE, juízes, profissionais de imprensa, representantes de partidos e de candidatos, estarão envolvidos no trabalho de divulgação e totalização dos votos.

Em Goiás serão 13.718 seções eleitorais espalhadas nos 246 municípios. Em Goiânia são 2.598 seções eleitorais. Mais de 15 mil urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições de domingo, sendo que parte delas são urnas reservas.

mais goiás

O último aceno aos eleitores arredios


GOIÂNIA-GO

Candidatos fazem hoje últimas manifestações públicas. Governador estará na passeata de Jovair Arantes 

FLÁVIA GUERRA
Em 06/10/2012, 02:27

 

Os candidatos à Prefeitura de Goiânia e à Câmara Municipal fazem hoje suas últimas manifestações públicas em busca de votos, num aceno final ao apático eleitor. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que as passeatas, carreatas e uso de carros e amplificadores de som se encerrem às 22 horas. A partir deste horário fica proibida também a distribuição de material gráfico. De olho nas preciosas horas finais de campanha, os candidatos promovem hoje grandes eventos de mobilização.
À frente nas pesquisas de intenção de voto, o prefeito Paulo Garcia (PT) e o deputado federal Jovair Arantes (PTB) preparam caminhadas em regiões de grande movimentação da capital. Jovair terá a companhia do governador Marconi Perillo.
A coligação Goiânia sustentável planeja iniciar a marcha a partir do Parque Campininha das Flores, em Campinas, e seguir até a Praça do Botafogo, no Setor Universitário. O evento está previsto para esta manhã. De acordo com a organização, a intenção é privilegiar regiões que marcam a história dos partidos coligados e das eleições na capital. À tarde, às 16 horas, Paulo e Agenor participam da carreata final na região noroeste, no Jardim Nova Esperança.
Apostando no segundo turno, Jovair Arantes vai fazer praticamente o mesmo percurso do principal adversário, seguindo, no entanto, o sentido contrário. Também pela manhã, ele sai da Praça do Botafogo, com destino à Praça da Igreja Matriz de Campinas, região onde passou parte da juventude e iniciou sua carreira política.
O governador estará presente na caminhada do petebista, no curso de uma movimentação que o levou, ontem, às cidades de Posse, Trindade e Catalão, oferecendo apoio político aos respectivos candidatos de sua base política.
Aval a plano de Darrot
O governador compareceu ao último comício da Coligação Renovar Trindade Para Todos, para reafirmar seu apoio ao plano administrativo anunciado pelo candidato a prefeito de Trindade Jânio Darrot. Milhares de pessoas se reuniram na praça da Igreja Matriz, demonstrando entusiasmo pelo resultado das últimas campanhas que apontam Darrot como o preferido da maioria do eleitorado.
O ex-vereador, médico Paulo César Alves Borges, que já pertenceu aos quadros do PT, arrancou aplausos da multidão ao falar de sua luta contra os desmandos na área da Saúde, durante os últimos 12 anos de administração municipal em Trindade.
Jânio Darrot lembrou nomes que foram fundamentais na campanha e encerrou sua fala dirigindo-se a Marconi Perillo. Parabenizou o governador pelo sucesso do Estado. “No Brasil, proporcionalmente, Goiás é o que mais cresce, o que mais gera empregos. Mas é preciso que voltemos ao nosso município e agradecer Marconi Perillo pela parceria aos muitos feitos por Trindade.” 
“Visito hoje o segundo comício nesta eleição. Estive em Palmeiras, minha terra natal, e, por amor e respeito a esta cidade e para honrar o excelente trabalho realizado pelo Jânio, estou hoje em Trindade”. Em tom de muita confiança, Marconi abonou o Plano de Governo apresentado por Darrot.

folha 06.10.2012
fonte O Hoje de Goiânia-GO

04 outubro 2012

MEGA CARREATA DA VITÓRIA - VALPARAÍSO DE GOIÁS-GO


02 outubro 2012

Pesquisa Exata OP aponta Lucimar como prefeita de Valparaíso de Goiás





Na espontânea, a petista tem 38,3%, e na estimulada obteve 46% dos votos


Redação Jornal Coletivo
A sete dias das eleições municipais de 2012, os números começam a apontar os possíveis vencedores das urnas em diversas cidades brasileiras. O Instituto de Pesquisas Exata OP promoveu uma pesquisa na cidade de Valparaíso, em Goiás, dias 28 e 29 de setembro, protocolada no TRE sob o nº GO 00453/2012, na qual foram entrevistadas 840 pessoas sobre suas intenções de voto para prefeito da cidade, que conta com quatro candidatos: Adolfo Lopes (PMN), Lêda Borges (PSDB), Professsora Lucimar (PT) e Vargas Alves (Psol). Os números foram divulgados, ontem, com margem de erro de 2,4%, tendo um percentual de 95,6% no intervalo de confiança, analisando votos espontâneos e estimulados.

Os registros espontâneos apontam que a petista Professora Lucimar está na frente, com 322 votos, um percentual de 38,3%. A tucana Lêda Borges está na segunda posição, com 295 citações: um percentual de 35,1%, enquanto Adolfo Lopes  foi citado por cinco  eleitores, com percentual de 1%. Já Vargas, do Psol, teve duas citações: um percentual de 0,2%. Cento e setenta e sete eleitores mostraram-se indecisos, um percentual de 21,1%.  Já 39 eleitores disseram que vão anular seu voto, o que soma um percentual de 4,6%. 

Na pesquisa estimulada a Professora Lucimar obteve 386 votos, um percentual de 46%. Lêda Borges segue em segundo lugar, com 343 citações, um percentual de 40,8%. Adolfo Lopes  obteve na estimulada oito citações, portanto,  1%. Vargas, do Psol, manteve duas citações e o percentual de 0,2%.



Avaliação foi feita entre 840 eleitores e tem margem de erro de 2,4%

Folha de Goiás 02.10.2012