Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

29 outubro 2011

Notícias em destaque de Folha de Goiás Notícias do dia 29.10.2011

Atraso da Cidade Digital faz com que DF deixe de movimentar R$ 5 bi por ano


Brasília-DF
Diego Amorim
Publicação: 29/10/2011 08:00 Atualização:
A economia do Distrito Federal deixa de movimentar pelo menos R$ 5 bilhões por ano sem o Parque Tecnológico Cidade Digital efetivamente implantado. Burocracia, especulação imobiliária, questões fundiárias e brigas políticas fizeram o projeto completar 12 anos sem sair do papel. A indústria de tecnologia da informação (TI) calcula que, com o polo concretizado, o faturamento do setor dobrará. Alguns representantes apostam em três vezes mais recursos.

Três governos prometeram inaugurar a Cidade Digital. Vários lançamentos de pedras fundamentais encheram o setor de esperança, mas não passaram de eventos simbólicos. Desde 1999, quando a ideia nasceu, a condução do projeto engatinha. Assim, a capital do país perde investimentos bilionários e abre mão de 20 mil empregos diretos e outros 60 mil indiretos. A dois meses do fim do ano, a atual gestão ainda espera lançar o edital do principal lote em 2011.
A construção do datacenter Banco do Brasil-Caixa Econômica Federal: única obra em andamento na área de 123 hectares destinada ao Polo Tecnológico de Brasília (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
A construção do datacenter Banco do Brasil-Caixa Econômica Federal: única obra em andamento na área de 123 hectares destinada ao Polo Tecnológico de Brasília

Investidores interessados no Parque Tecnológico de Brasília não faltam. As confusões envolvendo a posse de terra na região estão devidamente resolvidas, com legislação aprovada. Os esboços foram discutidos e analisados. Mas, por enquanto, somente as obras do datacenter do Banco do Brasil e da Caixa Econômica começaram. “Virou conto da carochinha”, diz André Terra, um dos sócios da Intacto, empresa brasiliense premiada na Europa e nos Estados Unidos.

Entre empresários do ramo de tecnologia, a Cidade Digital virou motivo de piada. Há até quem duvide de que um dia ela se tornará realidade. “Falta interesse por parte de quem pode fazer a coisa acontecer. O setor está aqui e, para nós, o projeto é um sonho”, comenta Terra. O Correio mostrou ontem a força da indústria de TI em Brasília, cuja participação no Produto Interno Bruto (PIB) local já se igualou ao da construção civil e cresce a cada ano.

As vantagens do polo tecnológico são indiscutíveis e ninguém as contesta. A demora no andamento do projeto, porém, freia o desenvolvimento do setor. “Na última década, muitos escolheram outros lugares em detrimento de Brasília para se expandir. Investimento é como água: flui pelo caminho de menor resistência”, afirma o diretor de Assuntos Governamentais da Cisco Systems do Brasil, Giuseppe Marrara. A multinacional tem escritório na cidade, mas aposta no parque para ampliar os serviços.

O registro em cartório da área de 123 hectares próxima à Granja do Torto completou dois anos esta semana. Na época, era o último obstáculo à criação do Cidade Digital. “Não sei por que está demorando tanto. Tudo o que setor podia fazer já foi feito”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Antônio Rocha. “Não podemos mais ficar esperando”, emenda o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação e Comunicação do DF (Sinfor-DF), Jeovani Salomão.

Enquanto a licitação do lote que abrigará cerca de 2 mil empresas não ganha as ruas, a construção do datacenter BB-Caixa avança sozinha em meio ao descampado onde ainda é possível encontrar placas do governo anterior. O prédio deve ficar pronto em junho de 2012. “Quanto mais rápido o projeto for tocado, melhor para o mercado e para Brasília”, reforça o presidente do consórcio responsável pelo centro de inteligência dos bancos, Jesualdo Conceição da Silva.

Idealizador da Cidade Digital, o secretário de Ciência e Tecnologia do DF nas gestões de Joaquim Roriz e José Roberto Arruda, Izalci Lucas, diz que faltou vontade política para tirar o projeto das pranchetas. “Quando você tem gente no governo que não quer que as coisas aconteçam ou tem outros interesses, a coisa não sai mesmo”, ataca. Na avaliação dele, o modelo acabou sendo desvirtuado e a especulação imobiliária poderá estragar a ideia original.

FOLHA 19:56
FONTE: CORREIO BRAZILIENSE-DF

Nova cara da indústria goiana


Goiás
sábado, 29 de outubro de 2011, 09:17




Lourdes Souza
Especial para o Hoje 

Não é exagero nomeá-los de desbravadores. Mesmo com trajetórias cheias de obstáculos, jovens empreendedores abrem caminhos para a indústria da tecnologia no Estado. Sem holofotes ou investimentos públicos, eles persistem e começam a imprimir novos contornos à economia.
Somente na região metropolitana a inovação pulsa em mais de mil empresas produtoras de softwares. Formado por 95% de micro e pequenas empresas, o setor da tecnologia da informação (TI) gera uma média de dez mil empregos. O engenheiro de software Regner Santos integra esse grupo de empresários que não mede esforços para inovar. 
Ele decidiu investir no desenvolvimento de pesquisas, logo que saiu da universidade, em 2002. Anos mais tarde viu sua empresa, a Interagi Tecnologia, triplicar de tamanho e ser a primeira de Goiás a receber a certificação internacional Business Process Profissional (CDPP), emitida pela Associação de Profissionais de Gestão de Processos de Atlanta, em junho de 2010.
 De olho no nicho de gestão de processos, Santos é responsável, ao lado dos outros sócios, Thales Salvador e Rafael Cícero Santana, pelo software Eficiente, que, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, chegou ao mercado em 2004. Aprimorado ao longo dos anos, o sistema hoje é utilizado em todas as regiões do País. 
Uma aceitação que, segundo ele, reflete a qualidade da tecnologia produzida pelos goianos. “Ao dar prioridade para as necessidades dos clientes, construímos um sistema, que otimiza o acompanhamento do negócio levando em consideração as peculiaridades nacionais. Nosso objetivo é facilitar o gerenciamento de outras empresas e indústrias.”
O potencial da tecnologia da informação em fomentar o desenvolvimento dos demais setores da economia e a produção científica é destacado pelo presidente da Comunidade Tecnológica de Goiás (Comtec), Leandro Pereira Martins, que acredita que o segmento precisa ser encarado como uma engrenagem fundamental na produção de riquezas. “Se a tecnologia não avança, a indústria, comércio e serviços também podem emperrar.” 
Mesmo com a falta de políticas públicas, o setor tem atraído grandes empresas. Um dos exemplos é a Senior Sistemas, uma das maiores desenvolvedoras de softwares para gestão empresarial do Brasil, que inaugurou em Goiânia, um novo canal de distribuição na região Centro-Oeste. O investimento foi anunciado em dezembro do ano passado e deve potencializar a oferta de soluções em software para gestão empresarial.
A Microsoft iniciou negociações para instalação de centros de pesquisas no Estado. No entanto, o presidente da Comtec diz que o processo não teve sucesso no passado, mas pode ser retomado. Fundos de investimentos nacional e estrangeiro tam­bém estão de olho nos goianos. Um exemplo, segundo Martins, é o fundo de empresas Portfolio, que promoveu aplicações em empresas do Estado.
Folha 19:45
Fonte O Hoje de Goiânia-GO 

Associação quer anular decisão que reconheceu união estável entre gays


Brasil
Por Agência Brasil, estadao.com.br, Atualizado: 29/10/2011 16:27

Um recurso que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) quer anular a decisão da Corte que reconheceu, em maio, a união estável entre pessoas do mesmo sexo. O recurso foi protocolado pela Associação Eduardo Banks, que entende que o julgamento deve ser cancelado porque o Supremo pulou uma etapa ao discutir o assunto em plenário.A associação foi admitida como interessada no processo na véspera do julgamento, que ocorreu no dia 5 de maio. Durante a sustentação oral, o advogado Ralph Lichote foi contrário ao reconhecimento da união estável homoafetiva, defendendo que essa não era a vontade da maioria e que o Brasil não estava preparado para dar esse passo, a exemplo do que ocorre em relação à legalização da maconha.No recurso enviado ao STF, a associação afirma que a ação protocolada pelo governo do Rio de Janeiro se dividia em dois pedidos principais e um subsidiário. Ele afirma que a Corte passou para a análise do pedido subsidiário antes de esgotar a discussão sobre o segundo pedido principal, o que considera motivo suficiente para levar o julgamento à estaca zero.Na última quinta-feira (27), o relator do processo, ministro Carlos Ayres Britto, abriu vista do recurso para a Procuradoria-Geral da República.Apesar de ter reconhecido a união estável de homossexuais, o STF não se posicionou sobre o casamento civil e coube ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) dar a primeira decisão de corte superior sobre o assunto. Por maioria de 4 votos a 1, os ministros da Quarta Turma admitiram nesta semana o casamento civil entre duas mulheres do Rio Grande do Sul. Apesar de a decisão não ter efeito vinculante para todo o país, ela abriu precedente para análise de casos semelhantes.
folha 19:36

27 outubro 2011

Notícias em destaque de Folha de Goiás Notícias do dia 27.10.2011

Policiais civis do DF voltam ao trabalho, mas fazem assembleia à tarde


Brasília-DF

Publicação: 27/10/2011 08:24 Atualização: 27/10/2011 10:58
Os policiais civis do Distrito Federal encerraram às 8h desta quinta-feira (27/10) a paralisação de 72h, iniciada na segunda-feira (24/10). A categoria voltou aos trabalhos após atender, durante três dias, apenas às chamadas de emergência, flagrantes e crimes graves, como estupros e homicídios. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), uma assembleia será realizada às 15h de hoje em frente ao Palácio do Buriti, sede do poder Executivo do DF, para a categoria decidir se faz ou não uma nova paralisação.

De acordo com o vice-presidente do Sinpol-DF, Luciano Marinho, o Governo do Distrito Federal (GDF) não apresentou propostas oficiais à categoria durante os dias de paralisação. "Queremos uma reposição salarial de 13%, alterações no decreto de progressão, transformação de cargos e aumento no efetivo de policiais civis que atuam no DF", informa.

Segundo Marinho, os atendimentos nas delegacias ficaram prejudicados durante a paralisação. "O sindicato orienta os moradores que procurem as delegacias ainda esta manhã, pois a demanda que não foi atendida deve ser resolvida de uma vez", afirma.

Proposta retirada
Por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria de Administração Pública do DF informou que o GDF apresentou uma proposta aos representantes do sindicato na semana passada e que ela não foi aceita pela categoria. Desta forma, portanto, foi retirada pelo governo.

FONTE: Correio Braziliense-DF
FOLHA12:45

OIT denuncia trabalho escravo


Goiás
quarta-feira, 26 de outubro de 2011, 01:13


Lyniker Passos 
Goiás está entre os quatro Estados que mais possuem denúncias com relação a trabalho escravo no País. A informação é da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que divulgou ontem estudo com o perfil dos atores envolvidos no trabalho escravo rural no Brasil: as vítimas, os intermediários e os empregadores. 
Goiás figura a estatística negativa junto com Mato Grosso, Pará e Bahia. Durante o levantamento, 121 trabalhadores foram ouvidos pelos coordenadores em dez fazendas em operações do Grupo Móvel¸ composto por Auditores Fiscais do Trabalho, procuradores e policiais federais e rodoviários federais.
O HOJE adiantou, na edição de quarta-feira (19), a gravidade do problema nas fazendas goianas. O número de trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão no Estado já alcançou 272, somente este ano. A pesquisa da OIT foi realizada de outubro de 2006 a julho de 2007. Um ano depois Goiás estava no topo da lista, registrando o maior número de resgates do País – 867. Em 2009, caiu para a quinta colocação, com 328 resgatados. No ano passado, voltou a registrar número maior de resgates – 314, ficando em terceiro. Para este ano ainda não está disponível estatística nacional. 
O estudo aponta o perfil médio desse trabalhador como simples: analfabeto ou com até dois anos de escolaridade. Também avalia que as formas contemporâneas de escravidão incluem trabalhos forçados em jornadas excessivas, condições de alojamento subumanas e dívidas aos patrões. Para o procurador do trabalho em Goiás, Antônio Carlos Rodrigues, os trabalhadores já começam a atuar devendo transporte, roupa, alimentação e até mesmo o material de trabalho, que é descontado do salário que deveria ser pago. 

Conforme a OIT, a situação se agrava porque a maioria dos trabalhadores sai de sua cidade para trabalhar longe e perde a referência, o que justifica o alto número de migrantes. Grande parte dos entrevistados nasceu no Nordeste, correspondendo a 77,6%. O Centro-Oeste ficou em segundo lugar, com proporção bem menor (8,3%), seguida pelo Norte (5,0%), Sul (5,0%) e Sudeste (4,1%).
Desmatamento
Mais da metade das fazendas pesquisadas utiliza mão de obra escrava no Brasil – a maioria na pecuária e agricultura. Normalmente as pessoas são chamadas para desmatar áreas e limpá-las após a queda das árvores para servir de pasto. Em Goiás, a situação é mais grave nas olarias e no trabalho voltado à produção de carvão. 
Para o MPT em Goiás, a atividade de produção de tijolos bate recorde. “Além disso, nesses locais as condições de trabalho são as mais degradantes.” Antônio Carlos observa que os números no Estado são altos devido a intensificação da fiscalização e também por ainda existir focos residuais do trabalho escravo em diferente áreas. Ainda citou as cidades onde já foram feitos resgates este ano: Crixás, Britânia, Nova Crixás, Porangatu, Mara Rosa, Paraúna e Anicuns. 

Fonte: O Hoje de Goiânia-GO
Folha: 12:30

PC do B vai sugerir Aldo Rebelo para substituir Orlando Silva no Esporte


Brasil
Por Lilian Venturini, estadao.com.br, Atualizado: 27/10/2011 11:05

Lisandra Paraguassu e Denise Madueño, de O Estado de S.Paulo
O presidente do PC do B, Renato Rabelo, está reunido com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, na manhã desta quinta-feira, 27, para levar o nome do deputado Aldo Rebelo para substituir Orlando Silva no Ministério do Esporte.
O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, também participa da reunião. Além de Rebelo, o PC do B também trabalhava com os nomes da deputada Luciana Santos (PE) e o presidente da Embratur, Flávio Dino (MA). Por volta das 11h30, o Rebelo chegou ao Palácio da Alvorada. Ele participaria da reunião para oficializar seu nome.
O ex-ministro Orlando Silva, no Twitter, sinalizou, nesta pela manhã, a indicação de Aldo para o Ministério, ao lhe desejar bom trabalho.
Atualizado às 11h34
Folha : 12:33

25 outubro 2011

Notícias em destaque de Folha de Goiás Notícias do dia 25.10.2011


Conab estuda instalação de Ceasa em Luziânia após pedido da prefeitura


http://folhadegoias.blogspot.com/2011/10/conab-estuda-instalacao-de-ceasa-em.html



Tucanos divergem sobre prévias


http://folhadegoias.blogspot.com/2011/10/tucanos-divergem-sobre-previas_25.html



Ministra do STF abre inquérito para investigar Orlando Silva


http://folhadegoias.blogspot.com/2011/10/ministra-do-stf-abre-inquerito-para.html

Conab estuda instalação de Ceasa em Luziânia após pedido da prefeitura


Entorno do Distrito Federal

Publicação: 25/10/2011 15:40 Atualização: 25/10/2011 15:41
A cidade de Luziânia, localizada na região do Entorno do Distrito Federal, a 60 Km de Brasília, pode receber uma unidade das Centrais de Abastecimento (Ceasa). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura, estuda a instalação e o projeto está na fase inicial de pesquisa. Se a criação da Ceasa for indicada, Conab e prefeitura devem estabelecer como será feita a construção.

De acordo com o gerente do programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Pró-Hort), Nilton Araújo Júnior, o pedido foi feito pela prefeitura há cerca de 15 dias. "Na fase em que se encontram os estudos, fazemos uma série de entrevistas com técnicos e autoridades locais, levantamento da produção regional, uma pesquisa e encontro com os produtores rurais, além de estudos sobre a população", explicou o gerente.

A Conab informou que a produção local também foi estudada. "Fizemos uma série de questionários com os produtores, para saber o número de cooperativas, volume de produção, número de comerciantes que seriam beneficiados e população com acesso", disse. Nilton falou ainda que o estudo na região vale a pena. "Dados do sistema da Conab e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE] mostram bons números no local", conta.

A Conab espera agora os questionários serem recolhidos. "Com os resultados em mãos, estudaremos a viabilidade da instalação de uma unidade da Ceasa na região. Não adianta ter produção sem consumo, ou consumo sem produção. A criação deve beneficiar a todos", conta Júnior. Segundo ele, moradores de regiões próximas a Luziânia poderão frequentar a Ceasa sem problemas.

A princípio, não há uma data estipulada para a construção da Ceasa começar. Se for aprovado, o projeto ainda passará por outras etapas de análises de dados e estudos.

fonte: correio braziliense-df
folha 15:36

Tucanos divergem sobre prévias


 Goiânia-GO


Mirelle Irene

O PSDB em Goiânia vive o risco de que o processo de escolha do candidato ao Paço Municipal, se não for bem administrado,  possa se transformar em uma crise interna. Pré-candidatos da sigla discordam da realização de prévias para a escolha do candidato tucano que disputará a Prefeitura da capital no ano que vem. Começam a surgir, por isso, sinais mais contundentes de que o governador Marconi Perillo (PSDB) deve entrar no processo de afunilamento da escolha da candidatura.

Com quatro nomes se apresentando até agora no ninho tucano como opções na disputa em Goiânia – os deputados estaduais Fábio Sousa e Túlio Isac, e os federais João Campos e Leonardo Vilela –, o PSDB de Goiás já pensa nas convenções prévias para jogar nas mãos da militância a tarefa de apontar o candidato. Mas, para alguns tucanos, um acordo tácito entre os pré-candidatos que afunilasse em um nome único evitaria desgastes. Ou, caso isso não fosse possível,  a indicação aberta do governador, mostrando para onde iria o forte apoio do Palácio das Esmeraldas.

Atento a isso, o deputado Túlio Isac alerta que as prévias podem provocar um efeito que deve ser avaliado e, segundo ele, evitado. “A partir do momento que eu entro para disputar prévias, eu passo a ter um adversário dentro do PSDB”, disse. “Em prévias, sempre alguém sai machucado”, sublinha. O deputado afirma que, por isso, não participará de disputa interna. “Meu adversário não está no PSDB. Se este for o caminho, estou fora, abro mão da minha pré-candidatura.”
Para Túlio, é o governador Marconi e a cúpula tucana que devem mesmo reforçar a escolha do nome tucano que disputaria o pleito em Goiânia. “O governador, o presidente, as pessoas que hoje estão liderando o PSDB devem se reunir e escolher o melhor candidato, aquele que pode aglutinar mais, se o Demóstenes (Torres, do DEM) não for candidato”, apregoa.

Democracia
Mas, de forma contrária, o deputado Fábio Sousa acredita que as prévias são o caminho mais democrático para escolher o candidato do PSDB. “É uma forma mais ampla de se tomar uma decisão partidária, não uma escolha de poucas pessoas. Todos vão participar e isso vai fazer a diferença, porque vai ser uma decisão incontestável”, pontua. Para o deputado, ao ser legitimado pela maioria dos filiados, o escolhido mostraria capacidade natural de conseguir a unidade dos tucanos para disputar a Prefeitura.

Fábio, que também é presidente metropolitano do PSDB, tem reagido com veemência ante a hipótese de aceitação prévia da candidatura do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o deputado federal Leonardo Vilela, ventilado com a opção mais simpática à cúpula regional do partido. Por isso apoia as prévias.
Fábio Sousa critica Leonardo por ter pedido à direção nacional do PSDB ajuda para recadastrar os filiados em Goiânia para as prévias. A informação vazou na imprensa. Segundo consta, a última recontagem aponta 10 mil membros, mas alguns tucanos dizem ser apenas 7 mil filiados na capital. “Não sei qual a intenção do deputado, mas todo ano são feitos dois recadastramentos pelo próprio TRE.”

Apaziguador, o presidente regional do partido, Paulo de Jesus, garante que antes de marcar as prévias tentará costurar um consenso e um “nome da unidade”, e garante que não há preferidos pela cúpula no processo de escolha. “As prévias também são uma determinação do diretório nacional. Mas estamos trabalhando no consenso”, disse.

FONTE: O HOJE DE GOIÂNIA-GO
FOLHA 16:24

Ministra do STF abre inquérito para investigar Orlando Silva


Brasil
estadao.com.br, Atualizado: 25/10/2011 14:06
                                                                                 "Orlando Silva nega irregularidades no ministério do Esporte"


Brasília - A ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar as suspeitas de envolvimento do ministro do Esporte, Orlando Silva, no esquema de corrupção na pasta. Ela atendeu a um pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que na semana passada requereu a abertura formal da investigação.
Carmem Lúcia pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que informe se existem processos em andamento no órgão sobre convênios firmados no âmbito do ministério do Esporte. Ela também requisitou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que encaminhe ao Supremo inquérito que investiga a participação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz nas supostas irregularidades.
Quando esse inquérito chegar do STJ, o procurador-geral da República analisará se há conexão entre os fatos investigados naquele tribunal e no Supremo. Se houve essa conexão, o inquérito poderá ser transferido do STJ para o Supremo.
Nesta terça-feira, 25, o ministro participará de audiência pública na Câmara para falar sobre a Lei Geral da Copa e deve ser novamente questionado sobre as denúncias. Na semana passada ele prestou esclarecimentos por duas vezes e negou as acusações feitas pelo policial militar João Dias Ferreira.
folha 15:15

24 outubro 2011

Notícias em destaque de Folha de Goiás Notícias do dia 24.10.2011

Detran começa a partir desta segunda cobrança de licenciamento 2011 - Brasília-DF
http://folhadegoias.blogspot.com/2011/10/detran-comeca-partir-desta-segunda.html


Goiânia aos olhos de quem veio - Goiânia-GO
http://folhadegoias.blogspot.com/2011/10/goiania-aos-olhos-de-quem-veio.html


Empresas fantasmas receberam R$ 1,3 mi do Esporte - Brasil
http://folhadegoias.blogspot.com/2011/10/empresas-fantasmas-receberam-r-13-mi-do.html

Detran começa a partir desta segunda cobrança de licenciamento 2011 - Brasília-DF

Brasília-DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) começa a partir desta segunda-feira (24/10) a cobrança do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), obrigatório para os motoristas, referente ao ano de 2011. Segundo a assessoria do órgão, os condutores que forem pegos circulando sem o documento vão ser penalizados com infração gravíssima e receberá multa no valor de R$ 191,54, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além de ter o carro apreendido.

Aqueles que tiverem feito o pagamento do licenciamento, mas não estiverem com o documento, estão sujeitos à uma multa de R$ 53, mais retenção do veículo e três pontos na carteira. Segundo o Detran, do 1,3 milhão de veículos que circulam no Distrito Federal, 870 mil estão licenciados. Os condutores que ainda não têm o documento podem retirar em qualquer unidade do Detran ou no posto do Na Hora, localizado na Rodoviária do Plano Piloto.

A cobrança do licenciamento 2011 no Distrito Federal foi remarcada duas vezes. A primeira, prevista para começar no dia 1º de outubro foi adiada para o dia 8, devido a uma paralisação de três dias dos servidores do Detran. Depois veio a greve dos Correios que impediu que muitos condutores que já estão com os veículos licenciados não recebessem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
fonte: correio braziliense-DF
folha 11:34

Publicação: 24/10/2011 09:21 Atualização: 24/10/2011 10:22

Goiânia aos olhos de quem veio - Goiânia-GO

 Goiânia-GO
segunda-feira, 24 de outubro de 2011, 10:43
Vandré Abreu

A data era 24 de outubro de 1933 e uma nova capital para Goiás, projetada para 50 mil habitantes, tinha sua pedra fundamental inaugurada. Por cerca de dois anos ficou sem nome. Um concurso no jornal O Social fez ganhar a proposta de nomear a cidade como Petrônia, em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira, interventor federal no Estado. Pouco importou o resultado e o nome surgiu de uma adaptação da primeira publicação literária sobre Goiás. Goyania virou Goiânia, que hoje faz 78 anos de existência, com mais de 1,3 milhão de habitantes.

O livro é um poema épico, feito pelo baiano Manuel Lopes de Carvalho Ramos, em 1896. Talvez o escritor tenha sido o primeiro nascido em outro Estado brasileiro a participar da história de Goiânia. No entanto, a construção da cidade foi a concretização da ideia do goiano Pedro Ludovico Teixeira, apoiado pela política nacional de expansão para o interior do País, realizada pelo presidente Getúlio Vargas. 

Era a chamada Marcha para o Oeste e ela passou a ser essencial para o então ditador Vargas, com o objetivo de conter os focos de resistência nas regiões Sul e Sudeste. Além da ocupação do interior do País, sobretudo do Centro-Oeste, a intenção de Vargas era que houvesse migração para essas outras regiões, que seriam necessárias para a produção de alimentos e de matérias-primas capazes de abastecer o polo industrial que se formava no Sudeste.

A migração ocorreu, como de fato se desenhara, por necessidade de trabalhadores. “Vieram cerca de 4 mil trabalhadores de vários Estados, como Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, porque aqui a capacidade de construção era só de meia casa por ano”, relata o historiador Nasr Chaul, hoje chefe do gabinete gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer. E os migrantes e imigrantes não pararam de chegar à capital. “Os migrantes e uma pequena parcela de imigrantes tiveram papel fundamental na formação de Goiânia”, afirma Nasr.

Até por isso, neste 78º aniversário de Goiânia, O HOJE foi a locais característicos da capital e encontrou migrantes que relatam suas impressões e histórias de suas vidas em relação à cidade. Na Praça Cívica, onde foi lançada a pedra fundamental, o guardador de carros Eurípedes Souza Santos, de 48 anos, de Corumbá (GO), trabalha durante todo o dia há 26 anos. Já em um dos símbolos dos muitos parques e da arborização, o baiano Ricardo da Cruz Souza, de 24 anos, fala da sua relação com o Lago das Rosas. O cearense Maxwel Santos da Silva, de 22 anos, fala sobre conviver com o trânsito apesar do Viaduto João Alves de Queiroz, nas Avenidas T-63 e 85.


"Aqui é barulho o dia inteiro, mas os carros e os moleques de rua são a vida dessa praça. Antigamente, as pessoas vinham visitar, tirar foto, mas hoje não deixam os ônibus entrarem aqui dentro, as fontes estão desligadas. Está mais feia. Se eu fosse turista, nunca visitaria a Praça Cívica e nem é por ser meu trabalho, mas não tem graça." Eurípedes Souza Santos, de 48 anos, é nascido em Corumbá (GO). Ele mora em Aparecida de Goiânia e trabalha na capital. Há 26 anos vigia e lava carros na Praça Cívica


"É o melhor lugar de Goiânia. Lembro de jogar futebol nas quadras que ficavam aqui. Sinto falta do Zoológico porque ia ver os animais e fico triste por eles, mas o Lago das Rosas ficou muito bonito. Eu sempre morei ou trabalhei na região, mas é a primeira vez que venho após a reforma." Ricardo da Cruz Souza, de 24 anos, é nascido na Bahia, mas mora há 8 anos em Goiânia, no Setor Garavelo. Visitava a capital quando criança. Trabalha com acessórios para carros, no Setor Coimbra.

Fonte O Hoje de Goiânia-GO
Folha 11:30