Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

05 outubro 2011

Engavetamentos complicam o trânsito na EPTG

Brasilia-DF
Ariadne Sakkis

Publicação: 05/10/2011 07:40 Atualização: 05/10/2011 09:32


 (Ed Alves / Esp. CB / D.A Press)

Dois engavetamentos na via principal e um na marginal da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) complicam o trânsito no local. O primeiro envolvendo seis carros ocorreu por volta de 7h da manhã desta quarta-feira (5/10), na altura da Residência Oficial do Governador, no sentido Plano Piloto.

De acordo com os motoristas, o acidente ocorreu após um Astra, da cor prata, dar uma freada brusca. Devido à pista molhada, os carros que vinham atrás, um Fiorino da cor branca, JNB-0050, Gol prata, JGN-6819, Ford Ka vermelho, JIB-6755, Gol branco DTS-7429 e um Ideia chumbo, JHU-1259, não conseguiram parar, o que causou o acidente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, duas pessoas ficaram machucadas, Veronilde da Silva e Marcelo de Lima foram levadas de ambulância ao Hospital de Base de Brasília (HBDF).

O segundo ocorreu a poucos metros e envolveu três carros, apenas uma pequena parte da faixa, destinada para os ônibus, está interditada. A Polícia Militar do Distrito Federal está no local para auxiliar os motoristas.

Na Marginal o engavetamento envolveu quatro carros, a situação no local é complicada e o congestionamento afeta as vias internas de Taguatinga e Águas Claras.

FOLHA: 11:34
Fonte: correio braziliense -DF

Filiações ao PSDB vão além das 4 mil

Goiânia-GO
quarta-feira, 05 de outubro de 2011, 08:16

Marina Dutra

Na presença do governador Marconi Perillo, o PSDB abonou ontem, em evento no diretório regional do partido, mais de 4 mil fichas de filiação de lideranças de 186 municípios. Na reta final para as filiações partidárias, que irão até o dia 7 de outubro, a sigla promoveu uma grande mobilização com o objetivo de lançar candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todas as cidades goianas nas eleições de 2012. 

Marconi, que esteve no evento para abonar mais de 300 fichas de filiação, não discursou e não quis dar entrevista. Porém, sua visita movimentou o diretório, que contou com a presença de diversas lideranças tucanas, como os possíveis candidatos do PSDB à Prefeitura de Goiânia, o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Vilela, o deputado estadual e presidente metropolitano do PSDB, Fábio Sousa, e o deputado federal João Campos. Também participaram do evento os deputados federais Carlos Alberto Leréia e Valdivino de Oliveira, além dos vereadores de Goiânia Anselmo Pereira e Geovani Antônio e do ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz, que ficou ao lado do governador durante a assinatura das fichas. 

Dos novos nomes que assinaram a ficha de filiação do PSDB estão o apresentador do programa de televisão Chumbo Grosso e ex-vereador em Uberlândia (MG), João Batista Pereira, o ex-BBB Dhomini, o cantor Nerildo, da dupla sertaneja Nerildo e Nerivan, e o ex-deputado estadual do PR Valdir Bastos. 
O evento de ontem contou também com a filiação do ex-peemedebista Cristian Gomes, que deve disputar a Prefeitura de Santa Helena pelo PSDB.  São esperadas até sexta-feira as filiações do secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, que deve disputar a Prefeitura de Anápolis, e do ex-deputado estadual pelo PTdoB e secretário Extraordinário de Eventos de Goiás, Wellington Valim. 

Como o PSDB pretende lançar candidatos a prefeito em mais de 100 municípios goianos, Inhumas estaria incluída na estratégia da sigla, já que Valim possui raízes eleitorais na cidade. O secretário disse que está pensando ainda em sua filiação, mas confirmou que tem sido procurado por lideranças tucanas. 
O presidente regional do PSDB, Paulo de Jesus, avaliou que o ato simbólico de filiações representava uma “grande festa da família tucana e de Goiás. 
Paulo desautorizou especulações de que Marconi poderia ter no PSD sua plataforma de lançamento para disputar a Presidência da República. “É só especulação, porque Marconi tem compromisso com o PSDB, com Goiás e com os goianos”. 
 
FONTE: O HOJE DE GOIÂNIA-GO
FOLHA: 11:21

TRE-RJ faz operação para apurar suposta fraude na criação do PSD

Brasil
Por Lilian Venturini, estadao.com.br, Atualizado: 4/10/2011 11:56

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e a Polícia Federal realizaram operações de busca e apreensão nas casas do deputado Roberto Henriques, em Campos, e de um integrante da executiva do PSD fluminense, Fábio Lins e Silva, nessa segunda-feira, 3. O objetivo era buscar supostas evidências de fraudes em assinaturas de eleitores usadas para criação do partido.
A operação foi realizada a pedido da Procuradoria Eleitoral do Rio. A assessoria de imprensa do TRE não informou os resultados da ação porque o processo correria em segredo de justiça.
Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a criação da sigla, 28º partido brasileiro, fundada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Na Justiça, porém, o DEM questiona a validade de parte das assinaturas usadas para registrar a legenda. O advogado do PSD, Admar Conzaga, afirma que todo o processo ocorreu de acordo com a legislação. ?Tudo o que fizemos foi com a orientação da Constituição?, afirmou após a decisão do TSE.

 folha 11:11

02 outubro 2011

Corpo de estudante assassinada é enterrado no cemitério de Taguatinga


Brasília-DF

Publicação: 02/10/2011 14:59 Atualização: 02/10/2011 17:15
 (Breno Fortes/CB/D.A Press)

O corpo da estudante de direito Suênia Sousa Farias, 24 anos, morta a tiros pelo professor na sexta-feira (30/9), foi enterrado no início da tarde deste domingo (2/10) no Cemitério de Taguatinga. Sob forte emoção, cerca de 100 pessoas, entre parentes e amigos, participaram da cerimônia.

O pai de Suênia o produtor rural Sinval Monteiro de Farias, que vive em Formosa, falou sobre a violência. "Um homem jamais pode abusar de uma mulher. Ela é a pedra mais preciosa que existe", disse, emocionado. A irmã da estudante, Cilene Sousa Farias, 34, gritava por Justiça durante o enterro. "Minha irmã queria ser juíza. Vou torcer para que algum juiz faça algo por ela para que esse crime não fique impune", disse, aos prantos.

O professor de direito Rendrik Vieira Rodrigues, 35, permanece na carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE).

Crime
Suênia foi morta com dois tiros na cabeça e um no tórax disparados pelo professor de direito pouco depois de sair da faculdade, por volta das 13h30 da sexya-feira (30/9). Segundo depoimento de familiares, a moça se envolveu com Rendrik por um período de dois meses em que esteve separada do marido. Há três meses ela reatou o casamento e passou a receber ameaças do professor, que não aceitou o fim do relacionamento.

Rendrik esperou a universitária sair da faculdade, na Asa Norte, entrou no carro da moça e seguiu com ela em direção à Estrutural. Segundo o delegado Alexandre Nogueira, chefe da 27ª Delegacia de Polícia, no Recanto das Emas, os disparos podem ter ocorrido com o carro em movimento. Após rodar por horas com o corpo dentro do carro da vítima, o professor foi para a 27ªDP e se entregou.

Parentes e amigos acompanharam o velório de Suênia, morta a tiros pelo professor de direito Rendrik Vieira Rodrigues (Breno Fortes/CB/D.A Press)
Parentes e amigos acompanharam o velório de Suênia, morta a tiros pelo professor de direito Rendrik Vieira Rodrigues
FONTE: CORREIO BRASILIENSE
FOLHA: 17:36

Parentes e amigos de estudante morta por professor pedem Justiça


Brasília-DFParentes e amigos se mobilizam para que o assassinato da estudante Suênia Sousa Faria não fique impune. Faltavam três semestres para a jovem de 24 anos se formar em direito. O sonho dela era ser delegada de polícia

Publicação: 02/10/2011 08:29 Atualização:
Cilene Farias (C), irmã mais velha da vítima, cercada por parentes e amigos: "(O professor) dizia que, se ela não fosse dele, não seria de mais ninguém"

“O sonho dela era ser delegada. A minha afilhada tinha sede de justiça.” A frase é de Alda Maria dos Santos Almeida, 49 anos, madrinha da estudante de direito do UniCeub Suênia Sousa Faria, 24 anos, brutalmente assassinada pelo ex-professor Rendrik Vieira Rodrigues, 35 anos, na última sexta-feira. Na tarde de ontem, parentes e amigos da jovem disseram ao Correio estarem dispostos a lutar para que o crime não fique impune. “Queremos que ele apodreça na cadeia. A maldade que ele fez com ela não tem perdão”, disse Sineide Sousa Farias, 30 anos, uma das irmãs da vítima.

A barbárie ocorreu pouco depois das 15h30, horário em que a jovem saiu da faculdade com uma colega, à qual daria carona pela primeira vez. O professor pediu licença para conversar a sós com Suênia, mas a testemunha relatou na 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) não ter desconfiado de nada. A moça se afastou por alguns minutos e, ao retornar ao carro, os dois não estavam mais no local. Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu entre a EPTG e a Via Estrutural, perto de uma parada de ônibus do Jóquei Club. O professor atirou três vezes na cabeça e no peito da estudante e jogou a arma do crime, uma pistola calibre .380, em um matagal.

Os investigadores do caso estiveram no local indicado pelo acusado, mas nada encontraram. O professor admitiu ter comprado a arma havia duas semanas “para se defender”. A investigação aponta que o assassinato foi motivado pelo fim do relacionamento entre eles, de 11 meses. “Ela estava separada do marido quando ficou com ele, mas decidiu voltar para o companheiro e ele não aceitou. Dizia que, se ela não fosse dele, não seria de mais ninguém”, contou a irmã mais velha, Cilene Sousa Farias, 34.

Cerca de duas horas depois de matar Suênia, o professor levou o corpo para a delegacia do Recanto. Ele chegou ao local no Sandero da vítima e se entregou. Para o delegado-chefe, Alexandre Nogueira, como o acusado é conhecedor de direito, ele não descarta a possibilidade de Rendrik ter se apresentado espontaneamente, contando com um relaxamento de prisão no futuro. “Se ele pensou isso, não deu certo, porque já tínhamos uma ocorrência gerada pelo marido de Suênia em Taguatinga”, explicou.

Momentos antes de morrer, Suênia ligou para o companheiro, Hélio Prado, com a voz trêmula. Teria dito que voltaria com o professor e iria para casa pegar roupas. Rendrik foi indiciado por homicídio qualificado (motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima), cuja pena varia de 12 a 30 anos de prisão. Rendrik não tinha antecedentes criminais.

Sonhos
Suênia vivia um relacionamento com Hélio Prado havia três anos. Eles não tinham filhos e, no momento, a jovem só pensava em se formar em direito. Faltavam três semestres para a moça de cabelos pretos e sorriso largo conseguir o diploma e adquirir a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. “Ela via os crimes passionais na televisão e ficava chocada. Ela queria fazer a diferença e combater as injustiças. Quando ela viu o caso da Eloá (assassinada em São Paulo, em 2008, pelo ex-namorado Lindemberg Alves), ela chorou muito. Nunca imaginava que isso aconteceria com ela”, disse Sineide.

Cerca de 10 minutos antes de ser abordada por Rendrik, Suênia ligou para Cilene dizendo que ia pegar umas roupas para viajar com o companheiro a Goiânia (GO). “A minha irmã estava muito feliz. Foi a última vez que eu falei com ela. Ela era a minha confidente. A minha vida agora é só sofrimento”, desabafou Cilene.

Ela disse que a irmã tinha medo do professor. E, por isso, entrou em contato com um policial civil. “Mas foi uma conversa informal. Ela não registrou boletim de ocorrência com medo de provocar a ira desse monstro e piorar as coisas. Ele era muito ciumento e possessivo.”

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE-DF
FOLHA 11;23

São eles que mandam nas ruas


Goiânia-GO

Vida Urbana

Cristina Cabral
Monte de restos de milho abandonado no meio da rua em feira no Setor Oeste. O feirante não tem preocupação em recolher o resíduo que produz
Monte de restos de milho abandonado no meio da rua em feira no Setor Oeste. O feirante não tem preocupação em recolher o resíduo que produz
As ruas são a síntese do espaço público. Pertencem a todos e, dessa forma, não são de ninguém. Certo? Na teoria está. Mas, na prática, não é bem assim. As ruas têm sido apropriadas por alguns grupos na Grande Goiânia. São territórios sem lei, onde o poder público é ausente e a ordem não prevalece. Exemplos disso estão relacionados com feiras, flanelinhas e pessoas que 'loteiam' o espaço público em benefício próprio. As feiras, por exemplo, fazem parte da cultura do goiano e estão entre as diversões preferidas, isso sem contar o aspecto do abastecimento. Mas nem o interesse que elas despertam justifica que aquele espaço não precise respeitar as leis e o direito de ir e vir dos demais cidadãos. As feiras são espaços que causam transtornos à vizinhança e levam a desrespeito às leis de trânsito. Além disso, o lixo gerado é abandonado nas ruas sem qualquer tipo de cuidado. Calcula-se que, em Goiânia e Aparecida, apenas as feiras gerem mais de 2,5 mil toneladas de lixo por mês. Isso sem contar que em dois anos o número de feiras irregulares aumentou 50% na capital. Outro problema sério do território sem lei que se tornou o espaço público das ruas tem relação com os flanelinhas. Eles tratam as vias públicas como se fossem propriedades particulares e cobram pelo uso. O cidadão comum acaba sendo coagido a pagar por um serviço que, constitucionalmente, é do Estado: o da segurança. São os flanelinhas que mandam nesses lugares. O POPULAR percorreu esses locais e observou como as leis são ignoradas.
Almiro Marcos Almiro Marcos e Alfredo Mergulhão02 de outubro de 2011 (domingo)Fonte: O Popular-GOFOLHA 11:06


Agentes de saúde distribuem camisinhas e fazem testes de HIV no Rock in Rio


Brasil

1/10/2011 14:13,  Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro
Rock in Rio
Guns n' Roses é uma das atrações no último dia doRock in Rio
Até este domingo, último dia do Rock in Rio, um estande com informações sobre prevenção e diagnóstico precoce do HIV estará à disposição do público. No local, as pessoas podem fazer o teste rápido de aids e receber orientações sobre sexo seguro.
Desde o início do festival, de acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, já foram distribuídas 130 mil camisinhas na Cidade do Rock e 620 pessoas se submeteram ao teste de HIV.
Os profissionais de saúde no local estão preparados para fazer até 300 testes por dia. O exame é feito com apenas um furo no dedo, para recolher uma amostra de sangue. Em seguida, a pessoa é chamada em uma sala reservada para receber, individualmente, o resultado e aconselhamento, no caso de resultado positivo. O estande do ministério funciona das 12h às 14h, mas os testes de HIV podem ser feitos até às 19h.
folha 10:47
fonte: correio do brasil